Resenha: Diário de um Adolescente Apaixonado

by - 21 fevereiro

Resenha por Brunna Carolinne

Autor: Rafael Moreira
Editora: Novas Páginas
Número de páginas: 128

Primeiro de tudo: COMO ASSIM O RAFA TEM SÓ 17 ANOS?! Ok, dando uma pesquisadinha descobri que hoje ele tem 18, mas  o que interessa é que, quando o livro foi escrito, ele tinha apenas 17. E isso me espanta. Diário de um Adolescente Apaixonado aborda tantos assuntos sérios e maduros que só acredito que o autor tem realmente essa idade porque tudo foi escrito com uma linguagem bem jovem e leve.
Através de textos curtinhos, Rafael vai despejando a própria alma nas páginas que escreveu. São histórias de seu passado, pensamentos e opiniões que ele tem, mensagens belas e significativas para carregar para sempre. Ele fala de amor, não apenas daquele que se sente pel@ namorad@ e tal, mas também de amor pelos amigos, pela família, pela vida!
O Rafa vê a vida de uma maneira tão bonita e apaixonada... Não que seja utópica ou fantasiosa. Na verdade, ele sabe enxergar as belezas do mundo, e, no livro, ele quer justamente que o leitor abra os olhos para algumas coisas, para que este também seja satisfeito consigo mesmo e passe a aproveitar mais os encantos da vida, deixando um pouco de lado uns detalhes que, se observados direitinho, não são tão importantes.
No início, fiquei incomodada com o excesso de citações que eram colocadas no meio das crônicas. Entre letras de músicas e ditados populares, parecia que o Rafael não conseguia transmitir o próprio pensamento e recorria a esses outros textos para tentar explicar o que se passava em sua mente. Entretanto, após algumas páginas, parece que ele esqueceu isso e passou a "falar sozinho".
Trata sobre sonhos, escolhas, objetivos, ciúmes, perdas, bullying, aceitação, perdão, ilusão, valorização, orgulho e tantos outros assuntos pertinentes de maneira bem descontraída e direta. Senti verdade em tudo que li. Ficou claro que o Rafael não escreveu tudo aquilo para passar uma imagem de bom moço para os leitores. Ele realmente acredita em tudo que escreveu. E não teve vergonha em dizer que nem todos os conselhos ele consegue sempre seguir, afinal, ele não é perfeito e ainda tem muito o que aprender ao longo dos dias.
Fiquei bastante tocada com a honestidade dele ao contar algumas escolhas que fez, mostrou que tem coragem e que quer apenas ser feliz. O final, inclusive, me fez chorar. Chorei mesmo, não tenho vergonha em dizer, porque a história que foi contada é bastante emocionante, consegui sentir a dor e felicidade dos envolvidos, talvez pelo fato da minha família ter algumas semelhanças com eles, não sei... O fato é que é uma história linda, poderosa e que transborda muito amor.
Recheado de mensagens bonitas, creio que Diário de um Adolescente Apaixonado tem bastante a transmitir. Com pequenas frases, o autor consegue nos fazer refletir sobre algumas questões, e provavelmente até mudar nosso olhar sobre determinadas coisas.
"Nunca é tarde para recomeços. Pior que errar é não querer mudar."
pág. 113

2 comentários

  1. Oie, Brunna :)

    O livro parece ser bem legal, mas desisti de comprar. Acho que ainda não desejo esse livro. Estava super animado que os meninos iriam vir para cá, por isso queria comprar o livro, mas depois de pensar um pouco, acho que estava com impulso. Então decidi que AGORA não. Mas quem sabe mais para frente.

    Abraços,
    Rafael

    www.livrosvsseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Brunna! Sinceramente não imaginava tudo isso neste livro. Mas que legal, que o autor conseguiu te conquistar e até te emocionar. Gosto de livros que faz a gente refletir e rever nossos conceitos. Quem sabe não dou uma chance para ele um dia.

    Beijinhos!

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir