Resenha: Amy & Matthew

by - 13 fevereiro

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Cammie McGovern
Editora: Galera Record
Número de páginas: 336

É o último ano do ensino médio e Amy decidiu que fará amigos. Não professores, nem cuidadores, muito menos enfermeiros, mas sim amigos jovens, assim como ela. A garota tomou essa decisão após ter uma conversa bem reveladora com Matthew, um rapaz que ela conhece desde criança - não que isso signifique os dois são melhores amigos ou coisa parecida. Na verdade, eles nem eram próximos, apenas se conheciam de sempre se olharem nos corredores da escola ou fazerem alguma disciplina juntos.
Apesar de ser engraçada e muito inteligente, Amy nunca teve amigos de verdade, aquelas pessoas com quem pudesse sair e se divertir, contar segredos e dar conselhos. E isso talvez nem seja por causa de sua aparência, ou pelo fato de às vezes se babar, muito menos por utilizar um aparelho com sintetizador de voz para se comunicar. Provavelmente isso acontece porque Amy sempre tem um acompanhante adulto com ela, para ajudá-la a realizar algumas ações do seu dia a dia. E foi Matthew que abriu os olhos dela. Amy sempre será grata a ele por isso.
Então, a partir do dia que eles têm essa conversa franca, os dois começam a passar mais tempo juntos e a cada dia ficam mais próximos. Eles acabam descobrindo que podem aprender bastante um com o outro, e que precisam de ajuda mais do que aparentam. Amy e Matthew enfrentam muitas situações, e, a maioria delas, juntos.
É muito bacana acompanhar o relacionamento deles crescendo, os momentos que eles compartilham e até mesmo os instantes de crise que ambos vivem. Não é só Amy que precisa de atenção dos médicos, Matthew também precisa, e é a própria Amy quem mostra isso a ele. Aliás, as cenas mais angustiantes de ler são justamente as que o próprio Matthew protagoniza. Eu ficava sempre com aquela sensação de que alguma coisa iria dar errado.
Nem de longe eu esperava toda a carga emocional que Amy & Matthew possui quando o peguei para ler. Eu não tinha chegado nem na página 25 e meus olhos já estavam cheios d'água. Ok, eu realmente sou bastante emocional, só que o fato da autora ter produzido uma narrativa (ainda que em 3ª pessoa - pelo ponto de vista dos dois protagonistas) muito envolvente, tangível e  cheia de percalços com certeza contribuiu para que eu derramasse tantas lágrimas no decorrer da leitura.
Eu obtive tantas lições com Amy e Matthew... Os dois são muito reais, com suas limitações e superações. Eles não são perfeitos, e isso me doeu demais. Eu me apeguei tanto aos personagens que me partia o coração ler todas as dificuldades que eles enfrentavam. E não são poucas! Aliás, uma das últimas que tem foco na Amy (mas que o Matthew a ajuda bastante) eu achei um tanto nada a ver, acho que fugiu um pouco da proposta do livro, e isso chegou a me irritar, porque eu não via um motivo plausível para aquilo estar ali, acontecendo e destruindo tanto o meu coração.
Amy & Matthew não é uma historinha sobre romance. É também sobre companheirismo, amizade, aprendizado, superação, perdão e diversos assuntos mais que seria impossível listar todos aqui. Fiquei extremamente tocada e encantada com essa obra tão singela e inspiradora. Ela com certeza ficará para sempre guardada em meu coração.
"(...) Se você quer melhorar, não faça a escolha fácil; opte pelo caminho difícil."
pág. 134

4 comentários

  1. Cara, tuas resenhas são muito boas
    Acho que vou até parar de ler, sempre minha lista de leitura aumenta
    Brinks essa última parte
    :*

    ResponderExcluir
  2. Oi Brunna, tudo bem?
    Não imaginei que esse livro tivesse uma carga emocional tão grande...
    Pela capa, achei que ele parecia ser mais o estilo de Eleanor e Park.
    A história parece ter bastante lições de vida, principalmente pelo companheirismo que, pelo que você disse, Amy e Matthew desenvolvem durante a leitura.
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  3. Oi Brunna,
    Por essa capa me lembrar um outro livro, eu achava que tivesse uma premissa parecida =x
    Mas fiquei bem animada para ler, apesar de toda carga emocional, pois sinto falta de destaque para amizade em certas leituras. Eu gosto haha

    bjs e tenha uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus!
    Já sei que vou chorar! =/
    Mas, vou ler assim mesmo. kkkkkkk
    Bjks,

    ResponderExcluir