Resenha: O Livro do Amanhã

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 368

Tamara Goodwin tem 16 anos e é filha única. Mimada, fútil, egoísta, teimosa, grosseira, sem papas na língua, rica. Quer dizer, era rica. Agora que seu pai morreu de uma hora para outra, ela e sua mãe, Jennifer, têm tantas dívidas que até perderam a mansão onde moravam e tiveram que se mudar para a fazenda do tio de Tamara, Arthur, que fica em uma cidadezinha interiorana.
Jennifer entra em uma depressão tão profunda que até começa a deixar sua filha assustada. Tamara nunca viu sua mãe assim, trancada o tempo todo no quarto e em um estado de torpor tão grande que até parece que sua alma deixou o corpo. O que mais afligi nossa protagonista é o fato dos tios não notarem (ou não quererem notar) que a mãe dela não está nada bem e precisa de um médico.
Quando uma biblioteca itinerante aparece na cidade, parece que finalmente Tamara terá com o que se distrair. É nessa biblioteca que ela encontra um livro sem título e sem autor e, ainda por cima, trancado! Curiosa, Tamara dá um jeito de abrir e fica surpresa em descobrir que ali estão escritos relatos do dia seguinte, e o mais interessante – e assustador – é que tudo está com sua caligrafia.
Quando os acontecimentos ocorrem exatamente como o livro descreveu, Tamara percebe que tem um instrumento poderoso em suas mãos, talvez seja ele a solução para os seus problemas.
O Livro do Amanhã tem uma proposta interessante, um ambiente um tanto convidativo e personagens misteriosos. Essa última característica chegou a me irritar, principalmente em se tratando da Rosaleen, tia da Tamara. A mulher não conta nada para a sobrinha e, como o livro é narrado pela própria Tamara, também ficamos sem saber por um bom tempo o que a tia tanto esconde.
É justamente esse o grande ponto fraco da história: a demora para tudo acontecer. A autora deixou para revelar praticamente todos os mistérios só no final. Isso me deixou frustrada. Acredito que ela deveria ir fazendo as revelações aos poucos e deixar apenas o grande desfecho com a grande revelação para o final.
A Tamara não é muito irritante, algumas partes até admirei-a. Pode-se dizer que gostei dela, é uma personagem forte e pude notar que amadureceu ao longo da trama, mas sem perder sua identidade. Destaque para a freira Ignatus que é cômica, inteligente e sabe de muita coisa. De longe minha personagem preferida desse livro.
É bom ressaltar que a editora Novo Conceito fez mais um bom trabalho: letras em tamanho ideal, folhas amarelas com diagramação simples e sem erros de português/digitação aparentes.
Quem gosta de uma história bacana, com uma mocinha de personalidade forte, com cenário instigante e mistérios até demais deve sim dar uma chance e ler O Livro do Amanhã.

6 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro! Gosto de mistérios, acho que vou gostar!
    hahaha


    Beijos,
    Samanta.


    http://diversaoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. THAÍS DAMIN27/06/2013 17:30

    Tenho muita vontade de ler =D
    Adorei sua resenha, como gosto de personagens assim, mocinhas de personalidade forte, acho que vou gostar bastante!


    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  3. Camila Darc27/06/2013 18:41

    Brunna estou ansiosíssima pra ler este livro! Já tenho ele na estante há tempos, mas ainda não tive a oportunidade :/

    Todas as resenhas que li até agora falaram bem, e como já li um livro dessa autora, sei que ela nao vai decepcionar haha

    beijos

    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga acabou de ler esse livro e me falou também que tinha mistério e tal.
    Ótima resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que esse livro era tão cheio de mistérios assim. Também fico aborrecida quando o autor deixa pra revelar tudo no último capítulo, parece que ele estava com pressa de terminar, né? Bem, recebi esse livro de parceria e devo lê-lo em breve.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  6. Amanda Péres01/07/2013 21:46

    Um livro que aparenta leveza e diversão... quem não precisa de um livro assim de vez em quando? :)
    Acho que todos gostaríamos de saber um pouco do futuro... imagina encontrar um livro com nosso futuro? Uau!
    Nunca li nada da Cecelia, tenho três livros dela e cada resenha que leio de algum livro da autora, a dúvida só aumenta: Por qual começar?
    Depois dessa resenha positiva, mais um ponto para 'O Livro do Amanhã'! ;)

    ResponderExcluir

« »
 
Layout por Adália Sá e modificações por Brunna Carolinne. © Proibido cópia total ou parcial. Plágio é crime!