Resenha: O Livro do Amanhã

by - 26 junho

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 368

Tamara Goodwin tem 16 anos e é filha única. Mimada, fútil, egoísta, teimosa, grosseira, sem papas na língua, rica. Quer dizer, era rica. Agora que seu pai morreu de uma hora para outra, ela e sua mãe, Jennifer, têm tantas dívidas que até perderam a mansão onde moravam e tiveram que se mudar para a fazenda do tio de Tamara, Arthur, que fica em uma cidadezinha interiorana.
Jennifer entra em uma depressão tão profunda que até começa a deixar sua filha assustada. Tamara nunca viu sua mãe assim, trancada o tempo todo no quarto e em um estado de torpor tão grande que até parece que sua alma deixou o corpo. O que mais afligi nossa protagonista é o fato dos tios não notarem (ou não quererem notar) que a mãe dela não está nada bem e precisa de um médico.
Quando uma biblioteca itinerante aparece na cidade, parece que finalmente Tamara terá com o que se distrair. É nessa biblioteca que ela encontra um livro sem título e sem autor e, ainda por cima, trancado! Curiosa, Tamara dá um jeito de abrir e fica surpresa em descobrir que ali estão escritos relatos do dia seguinte, e o mais interessante – e assustador – é que tudo está com sua caligrafia.
Quando os acontecimentos ocorrem exatamente como o livro descreveu, Tamara percebe que tem um instrumento poderoso em suas mãos, talvez seja ele a solução para os seus problemas.
O Livro do Amanhã tem uma proposta interessante, um ambiente um tanto convidativo e personagens misteriosos. Essa última característica chegou a me irritar, principalmente em se tratando da Rosaleen, tia da Tamara. A mulher não conta nada para a sobrinha e, como o livro é narrado pela própria Tamara, também ficamos sem saber por um bom tempo o que a tia tanto esconde.
É justamente esse o grande ponto fraco da história: a demora para tudo acontecer. A autora deixou para revelar praticamente todos os mistérios só no final. Isso me deixou frustrada. Acredito que ela deveria ir fazendo as revelações aos poucos e deixar apenas o grande desfecho com a grande revelação para o final.
A Tamara não é muito irritante, algumas partes até admirei-a. Pode-se dizer que gostei dela, é uma personagem forte e pude notar que amadureceu ao longo da trama, mas sem perder sua identidade. Destaque para a freira Ignatus que é cômica, inteligente e sabe de muita coisa. De longe minha personagem preferida desse livro.
É bom ressaltar que a editora Novo Conceito fez mais um bom trabalho: letras em tamanho ideal, folhas amarelas com diagramação simples e sem erros de português/digitação aparentes.
Quem gosta de uma história bacana, com uma mocinha de personalidade forte, com cenário instigante e mistérios até demais deve sim dar uma chance e ler O Livro do Amanhã.

6 comentários

  1. Quero muito ler esse livro! Gosto de mistérios, acho que vou gostar!
    hahaha


    Beijos,
    Samanta.


    http://diversaoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler =D
    Adorei sua resenha, como gosto de personagens assim, mocinhas de personalidade forte, acho que vou gostar bastante!


    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  3. Brunna estou ansiosíssima pra ler este livro! Já tenho ele na estante há tempos, mas ainda não tive a oportunidade :/

    Todas as resenhas que li até agora falaram bem, e como já li um livro dessa autora, sei que ela nao vai decepcionar haha

    beijos

    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga acabou de ler esse livro e me falou também que tinha mistério e tal.
    Ótima resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que esse livro era tão cheio de mistérios assim. Também fico aborrecida quando o autor deixa pra revelar tudo no último capítulo, parece que ele estava com pressa de terminar, né? Bem, recebi esse livro de parceria e devo lê-lo em breve.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  6. Um livro que aparenta leveza e diversão... quem não precisa de um livro assim de vez em quando? :)
    Acho que todos gostaríamos de saber um pouco do futuro... imagina encontrar um livro com nosso futuro? Uau!
    Nunca li nada da Cecelia, tenho três livros dela e cada resenha que leio de algum livro da autora, a dúvida só aumenta: Por qual começar?
    Depois dessa resenha positiva, mais um ponto para 'O Livro do Amanhã'! ;)

    ResponderExcluir