Resenha: Destino

Resenha por Brunna Carolinne

Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 238

Imagine viver em um lugar em que seus superiores escolhem como você se veste, onde mora, onde trabalha, o que e quando come, com quem e com quantos anos vai se casar, quando morre. Cassia (a protagonista) vive em um local assim: a Sociedade é quem escolhe e manda em tudo! Mas apesar de quase não ter livre-arbítrio, Cassia confia bastante na Sociedade, até o dia em que tudo isso muda.
Cassia acaba de completar 17 anos, o que significa que, no Banquete do Par (uma espécie de festa), ela finalmente irá conhecer com que vai se casar. Xander, um rapaz loiro dos olhos azuis, é o escolhido para ser seu companheiro. Parece até brincadeira! Xander é o melhor amigo dela há anos, eles se conhecem desde sempre e agora eles irão se casar! Tem coisa melhor do que se juntar a uma pessoa bonita, inteligente, atenciosa e que te conhece tão bem?
Muito feliz, Cassia vai ler o micro-cartão de Xander. Nele há informações básicas sobre o parceiro, é claro que ela sabe tudo o que vai ler, mas mesmo assim ela se sente curiosa. Logo quando liga o aparelho para começar a leitura, a foto com o rosto de Xander aparece na tela, mas segundos depois, a foto de outro rapaz aparece no lugar e aí a tela se apaga.
Cassia fica apavorada com a situação. É claro que ela só pode ter um Par, então por que a foto de um segundo rapaz também apareceu? A Sociedade não comente erros. Nunca! O pior é que Cassia também conhece o outro garoto. O nome dele é Ky e é até seu vizinho, mas ela nunca teve muito contato com ele...
É a partir daí que Cassia começa a contestar a Sociedade e o seu poder. Por que eles têm que aceitar tudo o que a Sociedade impõe? Por que não podem escolher o que querem?
As primeiras 100 páginas do livro são um tanto paradas. Nada de muito ofegante acontece. Mas depois destas tudo vai melhorando. Quanto mais Cassia ia se aproximando de Ky e se apaixonando por ele, eu também me via sendo conquista por ele. Durante a leitura ficava contando as páginas para saber quando iria de novo ter mais momentos com Ky. Ele é misterioso, um pouco quieto e já passou por muitas coisas em sua vida. O sentimento que ele e Cassia têm um pelo outro é lindo, puro, simples e inocente.
Apesar do início lento demais, Destino é bom. O que me fez não largar o livro e ir até o final foi o fato de querer muito saber se Cassia iria ficar com Ky, afinal Xander é que é seu Par e a Sociedade de forma alguma iria permitir que suas leis fossem violadas. Não me arrependo de ter persistido, valeu muito a pena! Parece até que a Disney comprou os direitos da série e irá transformá-la em filme.

8 comentários:

  1. Olá
    Gostei da resenha mais como se falou que é parado as primeiras sem paginas fiquei meio reseoso para ler por que eu não tenho muita paciencia com livro que começa muito parado por enquanto vai ficar na lista de espera mesmo Abraços~~Raphael - Louco Por Livro

    ResponderExcluir
  2. Camila Fernandes07/08/2012 19:50

    Oi Brunna!
    Sempre vi esse livro, mas não tinha ideia sobre o que era. 
    Parece ser muito legal! Gosto de livros com amores impossíveis..
    Parabéns pela resenha! Está ótima!
    Beijinhos!

    Camila.loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Adorei a resenha e fiquei ainda mais interessada em ler o livro!
    Bjs,
    Paloma

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha.

    Parece-me um bom livro. Contestando o que já havia sido feito por autores antigos. O totalitarismo é sempre uma péssima idéia quando não se tem sábios governantes... E até com eles, pois a interferência na liberdade é uma interferência muito profundo no que diz respeito a vida humana.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Realmente o início de Destino é bem devagar, e isso quase me fez desistir dele, mas aos poucos a autora mostrou uma ou outra coisa interessante que te faz seguir em frente.

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  6. Um Portal Literário12/08/2012 13:45

    Adorei a resenha. Tenho muita vontade de ler Destino já que estou na fase de distopias.
    Espero ler em breve e tirar minhas conclusões.
    Beijos!!

    http://umportalliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Seguindo!
    Segue de volta:
    www.livroserabiscos.com

    ResponderExcluir
  8. *-* ohh que massa, principalmente a parte em que parece que a Disney vai fazer um filme, só um problema e se eu me apaixonar por Xander e ela ficar com Ky? Vai ser arrasador.

    ResponderExcluir

« »
 
Layout por Adália Sá e modificações por Brunna Carolinne. © Proibido cópia total ou parcial. Plágio é crime!